O deputado estadual, Dr. Wilson Batista participou nesta quarta-feira (04) na Assembleia Legislativa de Minas, da comissão “Fiscaliza Mais”. Dr. Wilson que é também vice-presidente da Comissão de Saúde, falou dos desafios enfrentados em hospitais para a realização do tratamento contra o câncer.
Durante a reunião o deputado questionou ao Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti que também esteve presente, quanto à realização de carreatas da mamografia em cidades do interior, que cobririam “vazios assistenciais” que muitas vezes existem.
“A carreata faz um número grande de exames e os que derem alterados podem ser selecionados e acompanhados, podemos cuidar desses pacientes”, disse Wilson.
O deputado também criticou a não realização de biópsias em muitos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia em Minas e a dificuldade de execução de emendas parlamentares.
“Muitos não têm estrutura ou condições financeiras para fazer o diagnóstico. O paciente que chega lá já tem de ter o diagnóstico. Os hospitais gerais, que já têm a rede de diagnóstico, precisavam ser fortalecidos para fazer isso. O Sistema Único de Saúde (SUS) paga R$ 140 o procedimento de biópsia. Mas só a agulha mais barata para fazer isso é R$ 110. Lugar nenhum vai se dispor a fazer biópsia desse jeito. E sem a biópsia não se consegue o diagnóstico e o tratamento adequado. E precisamos de mais diálogo com a Advocacia-Geral do Estado, que muitas vezes não permite o uso dos recursos pelas instituições às quais direcionamos”, pontuou.
Segundo o Secretário de Saúde, o governo espera reduzir filas de cirurgias eletivas. Ele disse que muitas vezes o teto de gastos é um obstáculo e, por isso, o “Opera Mais”, que foi lançado no final do ano passado, ajudará na melhoria dos pagamentos dos procedimentos.
“Essa tabela diferenciada, que queremos lançar logo, nos tornará mais competitivos. Vamos aumentar o número de mamografias e biópsias juntos. E estou com muita expectativa de nos próximos meses zerar a fila para cirurgias eletivas no Estado”, ressaltou o secretário.
By: miradouronotícias.com.br