VACINAÇÃO É FUNDAMENTAL CONTRA MENINGITE

Data mundial alerta população sobre os riscos da doença, além do diagnóstico precoce e prevenção

Crédito: Agência Brasil/Divulgação

Nesta quarta-feira (24/4) é celebrado o Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite. Em 2019, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a importância da vacinação contra a doença, que é definida pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas meninges, e que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.

“As vacinas são consideradas uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido na redução de doenças. O indivíduo que não se vacina coloca não só a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para o aumento da circulação de doenças”, avalia a coordenadora estadual de imunizações da SES, Josianne Gusmão.

Casos da doença ocorrem ao longo de todo o ano, sendo a versão bacteriana mais comum no inverno e, a viral, no verão. Além das vacinas contra alguns tipos de meningite, medidas preventivas, como manter ambientes ventilados e arejados e lavar as mãos frequentemente, ajudam a interromper a disseminação de muitos vírus e bactérias causadoras da doença. Evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres também é uma forma de prevenção.

Dados em MG

Em 2019, até o momento, foram confirmados 149 casos de meningites e 19 mortes pela doença no estado. Esses casos correspondem a todos os tipos da enfermidade. Em relação à doença meningocócica, foram confirmados, até o momento, 10 casos e 4 óbitos. Todos os casos suspeitos de meningite devem ser notificados aos serviços de saúde pública, imediatamente, para que as medidas de prevenção e controle sejam efetivadas de forma oportuna.

Como é feito o tratamento?

Devido à gravidade, os casos suspeitos de meningite sempre são internados. Por esse motivo, ao se suspeitar da ocorrência da doença, é fundamental a ida até a urgência ou emergência mais próxima para devida avaliação médica.

Para o tratamento das meningites bacterianas são administrados antibióticos, em ambiente hospitalar; para as meningites virais, na maioria dos casos, não se faz tratamento com medicamentos antivirais. Em geral, as pessoas são internadas e monitoradas quanto a sinais de maior gravidade e se recuperam espontaneamente. Porém, alguns vírus, como herpes e influenza, podem provocar meningite e, neste caso, é indicado o uso de antiviral.

“A devida conduta sempre será determinada pela equipe médica que acompanha o caso. Por isso, é de fundamental importância que o indivíduo não deixe de procurar acompanhamento médico”, analisa a referência técnica em meningites da SES, Fernanda Barbosa.

Nas meningites fúngicas, o tratamento em geral é mais longo e, de acordo com o fungo identificado no organismo do paciente, altas e prolongadas dosagens de medicação são necessárias. “Nesses casos, a resposta ao tratamento dependerá da imunidade da pessoa. Pacientes que vivem com HIV/AIDS, diabetes, câncer e outras doenças imunodepressoras, por exemplo, são tratados com maior rigor e cuidado pela equipe médica”, avalia Fernanda.

Nas meningites causadas por parasitas, tanto o medicamento contra a infecção, como as medicações para alívio dos sintomas, são administradas pela equipe médica. Nestes casos, os sintomas como dor de cabeça e febre são bem fortes e a medicação de alívio dos sintomas se faz tão importante quanto o tratamento em si contra o parasita em questão.

Vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde

O SUS oferta no Calendário Básico de Imunização vacinas que protegem contra vários agentes causadores de meningite. São elas: A BCG (Meningite Tuberculosa), a Tríplice Viral (Meningite por sarampo e caxumba), a Pentavalente (meningite por Haemofilos influenzae b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente (meningite pneumocócica – 10 tipos).

Sintomas

Os sintomas da meningite podem surgir de forma repentina e se caracterizam por febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas avermelhadas também podem surgir nas formas mais graves da doença, além de confusão mental, sonolência e dificuldade para acordar.

“Em recém-nascidos e lactantes, é comum surgir irritação, cansaço e falta de apetite. É importante observar a presença de qualquer um desses sinais e caso sejam detectados, o cidadão deve procurar imediatamente por assistência médica para iniciar o tratamento o mais rápido possível, caso necessário”, informa Fernanda Barbosa.

Agência Minas

By: miradouronoticias.com.br

TRANSFORMA MINAS ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE 106 VAGAS REGIONAIS

Cargos são nas secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trabalho e Desenvolvimento Social

Estão abertas as inscrições para se candidatar a 106 vagas regionais em posições estratégicas do Governo de Minas Gerais, no interior do estado, por meio do Transforma Minas, Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência. As oportunidades são nas Secretarias de Estado de Educação (SEE), de Saúde(SES), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

As inscrições dos profissionais da Educação estão condicionadas à aprovação no processo de certificação ocupacional para o cargo de Superintendente Regional de Ensino (SRE), cujo resultado também foi divulgado nesta data. No total, 637 candidatos foram certificados e estão aptos a concorrer às 47 vagas, distribuídas em todas as regiões do estado. Cada candidato pode se inscrever em até três superintendências, sejam do interior ou metropolitanas. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

Na SES, foram disponibilizadas 28 vagas, sendo 18 em Superintendências Regionais de Saúde e 10 em Gerências Regionais de Saúde. Entre os municípios contemplados estão Alfenas, Barbacena, Itabira, Januária e Pouso Alegre. Os ocupantes dos cargos de superintendentes e gerentes são responsáveis por apoiar, implementar e monitorar as políticas e ações de Saúde, fortalecendo a governança regional do Sistema Estadual de Saúde na área de abrangência de sua regional.

As inscrições da Semad são para nove vagas de Superintendente Regional de Meio Ambiente (Suprams), sendo elas em Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares, Ubá, Varginha, Divinópolis, Uberlândia e Unaí.

Já na Sedese, os interessados podem se candidatar a 22 vagas nas Diretorias Regionais de Desenvolvimento Social, nos municípios de Almenara, Araçuaí, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Salinas, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Uberaba, Uberlândia, Varginha. Entre as atribuições dos diretores está prestar apoio técnico aos municípios da abrangência regional em ações relativas às políticas públicas de competência da secretaria.

As inscrições para as vagas das Regionais da SES, Semad e Sedese vão até o dia 6/5. Para estas vagas podem participar do processo seletivo funcionários públicos, profissionais da iniciativa privada ou de organizações não governamentais que preencham os pré-requisitos e as competências exigidas pela função. A seleção conta com etapas de análise curricular, teste de perfil e entrevistas por competência.

O processo de seleção de lideranças de regionais, por meio do Transforma Minas, foi regulamentado pela Resolução Conjunta Seplag/Segov/SecGeral nº 10.012, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 23/4. Trata-se de mais uma fase importante do Transforma Minas, programa lançado pelo Governo do Estado, em março deste ano, para estabelecer critérios objetivos e transparentes na seleção e preenchimento de cargos de liderança na administração pública. O processo é feito por meio de uma metodologia baseada em competências e os candidatos às vagas podem acompanhar todas as etapas e informações pelo site do programa (transformaminas.mg.gov.br) e pelo MG App, por onde também são realizadas as inscrições.

Processo de Certificação Ocupacional e Seleção para Superintendentes Regionais de Ensino

Puderam se inscrever no processo de certificação os servidores das carreiras da educação básica estadual, ativos ou inativos, que preencheram os requisitos da função.

Os aprovados na certificação já passaram por análise de documentação comprobatória, avaliação preliminar de conhecimento e avaliação de vídeos. Na seleção, serão submetidos à avaliação curricular e entrevista por competências. Lideranças regionais terão participação na escolha final dos aprovados. Ao final do processo de seleção, eles serão nomeados para o cargo de Superintendente Regional de Ensino.

Sobre o Transforma Minas

Lançado em 8/3 deste ano, o Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências é um inovador programa de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para posições da alta administração pública, inspirado em bem-sucedidos modelos e práticas internacionais de gestão de pessoas no setor público.

Ao longo de 2019, o Governo de Minas prevê selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento na administração direta, envolvendo tanto cargos estratégicos quanto vagas regionais em diversas áreas da gestão pública, como Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente.

Agência Minas

By: miradouronoticias.com.br

MULHER É DETIDA EM JUIZ DE FORA APÓS SIMULAR O PRÓPRIO SEQUESTRO PARA EXTORQUIR A PRÓPRIA FAMÍLIA

Um jovem também foi detido por ajudar no crime. Outros dois indivíduos suspeitos de participação ainda não foram encontrados.

Uma mulher de 32 anos foi detida suspeita de simular o próprio sequestro e pedir dinheiro de resgate para a família. A prisão ocorreu no Bairro Santa Luzia, em Juiz de Fora, na tarde desta quinta-feira (25). Um jovem de 19 anos também foi detido suspeito de ajudar a forjar o crime.

De acordo com a Polícia Militar (PM), os militares receberam a informação de que uma família estava sendo alvo de um possível sequestro e que os traficantes queriam dinheiro para liberar a suposta vítima.

Após a denúncia, a PM foi até o local e ficou em um lugar estratégico esperando os possíveis sequestradores buscarem o dinheiro com a vítima. Depois da entrega da quantia, os militares abordaram o rapaz de 19 anos e, em seguida, localizou a mulher em uma rua próxima do fato.

Segundo a PM, durante a abordagem foi constatado que a vítima estava mentindo juntamente com outras três pessoas: o jovem e outros dois indivíduos de idades não informadas, e que eles estavam tentando extorquir dinheiro da família através de ameaças de que invadiriam a casa da vítima e cometeriam homicídio.

A mulher e o rapaz foram encaminhados à Delegacia de Plantão para as demais providências. Já os outros dois suspeitos do crime ainda não foram localizados.

By: miradouronoticias.com.br/ Fonte: G1

ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES SÃO APREENDIDAS EM SANTO ANTÔNIO DO GLÓRIA

Armas de fogo e munições são apreendidas em Santo Antônio do Glória

Cinco armas de fogo e mais dezenas de munições foram apreendidas na tarde desta quinta-feira (25) em Santo Antônio do Glória, distrito pertencente a Vieiras.

A apreensão faz parte da operação “Paz no Campo” realizada pela Polícia Militar do Meio Ambiente em todo o estado.

Na região do 47º BPM foram apreendidos duas espingardas, dois revolveres calibre 32 e uma caneta com dispositivo de disparo calibre 22.

Além de Muriaé, durante todo o dia, os militares também foram a comunidades rurais em Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto.

O dono das armas foi conduzido para a Delegacia do bairro Safira, onde prestará esclarecimentos.

By: miradouronoticias.com.br/ Fonte : Rádio Muriaé

1º EENCOTRO DE DIRETORES DE UNIDADES PRISIONAIS PROMOVIDO PELO DEPEN REÚNE REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS

Evento realizado em Brasília vai até sexta (26) e promove intercâmbio de experiências entre os diversos estados do país com o intuito de melhorar cada vez mais as práticas do sistema prisional nacional

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), realiza esta semana o 1º Encontro de Diretores de Unidades Prisionais, em Brasília. O evento, que teve início na terça (23) e será finalizado na sexta (26) conta com representantes de unidades prisionais de todo o País, com o objetivo de propiciar o intercâmbio de boas práticas, além do compartilhamento de informações sobre o sistema penitenciário.

O diretor-geral do Depen, Fabiano Bordignon, fez a abertura do evento e destacou que o encontro visa focar na liderança e formação dos diretores dos estabelecimentos prisionais, figuras decisivas para a execução penal. “Os diretores são agentes protagonistas das esperadas mudanças no Sistema Prisional Brasileiro, com foco na retomada do controle e disciplina nas unidades prisionais e também da ressocialização pelo trabalho e estudo”, afirmou Bordginon.

Esta é a primeira vez que o Departamento Penitenciário nacional realiza um evento como este. A expectativa é que até 2020 ocorram mais quatro encontros. O secretário de Estado de Administração Prisional, General Mario Araujo, cumpria agenda na capital do Distrito Federal e aproveitou a ocasião para encontrar e conversar com os diretores de Minas presentes no evento. O chefe da pasta destacou a importância da ação para a troca de informações, bem como o excelente trabalho que vem sendo realizado pelos diretores do sistema prisional mineiro, mesmo diante das dificuldades.

Para o subsecretário de Segurança Prisional, Rodrigo Machado, estar no primeiro encontro juntamente com diretores do sistema prisional mineiro é de suma importância para que Minas Gerais continue aprimorando as suas práticas prisionais. “A integração que ocorre com outras unidades da federação é essencial para a melhoria da nossa realidade. Este contato com outros colegas nos permite viabilizar visitas futuras a outros Estados para que possamos ver na prática as suas boas ações logísticas e operacionais e, posteriormente, quando possível, aplicá-las em Minas também”, disse Machado.
Representantes mineiros:

Representando Minas Gerais participam do evento o subsecretário de Segurança Prisional da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Rodrigo Machado; o diretor do Presídio Professor Jacy de Assis, Luciano Evangelista Cunha; o diretor do Presídio Regional de Montes Claros, Pedro Maia; o diretor do Presídio de Itajubá, Rodney Dantas; o diretor da Penitenciária Agostinho de Oliveira Junior, Paulo Henrique Pereira; o diretor do Presídio de Paracatu, José Cláudio Pereira e a diretora do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, Juliana Camargo.

A diretora do maior complexo penitenciário feminino de Minas Gerais, Juliana Camargo relatou que as experiências adquiridas estão sendo tão enriquecedoras que, a cada palestra assistida, novas ideias de aplicação para a sua realidade surgem. “Esta é uma experiência única. Estamos no segundo dia de evento e já aprendi muita coisa que pode ser aplicada na rotina da minha unidade. Estou feliz e agradecida pela oportunidade em aprender tanto”.

Por Flávia Santana

By: miradouronoticias.com.br/ Fonte: SAP

BOLSONARO CRITICA TURISMO GAY E PROÍBE VÍDEO DE BANCO SOBRE DIVERSIDADE

“O Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias”, disse o presidente

Resultado de imagem para foto BOLSONARO CRITICA TURISMO GAY E PROÍBE VÍDEO DE BANCO SOBRE DIVERSIDADE

O presidente Jair Bolsonaro se envolveu em duas polêmicas nesta quinta-feira (25/4). Além de ter influenciado na derrubada de uma campanha do Banco do Brasil marcada pela diversidade e focada no público jovem, Bolsonaro ainda declarou, em um café da manhã com jornalistas, que “o Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay”.
O primeiro caso foi revelado pelo blog do jornalista Lauro Jardim, que afirma que Bolsonaro procurou o presidente do banco, Rubem Novaes, para reclamar do vídeo, que mostra, entre outras coisas, mulheres e homens negros e jovens tatuados, e usa uma linguagem direcionada aos jovens. Além de suspender a veiculação, o Banco do Brasil decidiu demitir o diretor de Comunicação e Marketing, Delano Valentim.
“O presidente e eu concordamos que o filme deveria ser recolhido. Saída do diretor de Marketing em decisão de consenso — inclusive com aceitação do próprio”, limitou-se a dizer, em nota, o presidente do BB, ao ser procurado pelo Correio. Também procurado, o Planalto ainda não se pronunciou sobre o caso.

“Mundo gay”

A outra polêmica de Bolsonaro se deu em um café da manhã com jornalistas. Na ocasião, o presidente foi questionado sobre a recusa do Museu Americano de História Natural de Nova York em sediar o evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos que o homenageia e respondeu: “Eu recebo (a homenagem) na praia, numa praça pública. Não é o museu que está me homenageando. O que houve foi pressão do governo local que é Democrata e eu sou aliado do (presidente dos EUA) Donaldo Trump”.
O presidente disse ainda que, em novembro de 2009, começou a “tomar pancada do mundo todo” ao acusar o kit gay. “Eu comecei a assumir essa pauta conservadora. Essa imagem de homofóbico ficou lá fora”, disse, afirmando que isso não prejudica investimentos. “O Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias”, disse.
By: miradouronoticias.com.br/ Fonte: correio Braziliensse

POLÍCIA CIVIL PRENDE GRUPO FAMILIAR QUE CHEFIAVA TRÁFICO DE DROGAS

Com o efetivo de 120 policiais, equipes da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) continuam no rastreamento de suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste, de Belo Horizonte. Na manhã desta quarta-feira, (24), a PCMG desencadeou a operação “Berço da Pedra” que resultou no cumprimento de 13 mandados de prisão no local conhecido como “Vila dos Marmiteiros”, no bairro Padre Eustáquio, na capital, e nas cidades de Ibirité, Contagem e Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

As investigações apontam que Caio Rangel Diniz de Carvalho, 27 anos, comandava a organização criminosa, que atuava na região do Padre Eustáquio e nas cidades da RMBH de dentro da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Caio é investigado por tráfico de drogas e homicídio, está preso desde 2011 e cumpre pena por roubo a veículos. “Além do recrutamento de pessoas para atuar na organização criminosa e na prática de tráfico de drogas, na região, o suspeito ainda ordenava que moradores do bairro fossem expulsos das próprias residências quando considerava que elas atrapalhavam a atuação do tráfico da área”, destacou o Delegado Regional Hugo Arruda.

O nome da operação “Berço de Pedra” é uma referência ao local de onde a organização criminosa era chefiada e à estrutura do grupo, como explicou o Delegado Daniel Amâncio, responsável pelas investigações: “O trabalho investigativo levantou, durante os oito meses de apuração, a estrutura da organização criminosa que possui várias gerações envolvidas com o crime. Muitos familiares atuam com o tráfico de drogas na região da ‘Vila dos Marmiteiros’, no bairro Padre Eustáquio, onde muitos deles também residiam”.

Foram presos sete suspeitos homens e seis mulheres, entre elas estão Jaqueline Pereira Gonçalves, 35 anos, esposa de um dos suspeitos presos, que participava ativamente do tráfico de drogas. Glaziele Gomes Valamiel, 29 anos, conhecida como “madrinha”, que atuava no “núcleo financeiro” do grupo e Gabriela da Silva, 41 anos, que entrava com droga nos presídios para abastecer o grupo criminoso.

Dentre os procurados está Isadora Lurian Queiroga Augusto, 24 anos, companheira do chefe da organização criminosa. Pelos levantamentos da Polícia Civil, ela está escondida na Espanha. “A operação desarticulou uma organização numerosa, já bem estruturada, que continuava em atuação mesmo com os chefes presos. A ação da Polícia Civil continua em andamento e podem ocorrer outras prisões e apreensão de drogas e armas, durante o dia”, ressaltou o Chefe do 1° Departamento da Polícia Civil, Delegado-Geral Wagner Sales.

A operação contou com policiais do 1° Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico, do Departamento Estadual de Operações Especiais, do Canil da PCMG e do Núcleo de Operações Aéreas. Até o momento, foram apreendidas duas armas, um tablete de maconha, um caminhão e outro veículo.

Resultado de imagem para FOTO POLÍCIAS CIVIL PRENDE GRUPO FAMILIAR QUE CHEFIAVA TRÁFICO DE DROGAS

By: miradouronoticias.com.br/ Fonte: PCMG

MIRADOURO-MG: FERREIRA AUTO CENTER A SUA MAIS NOVA OPÇÃO EM OFICINA MECÂNICA

Inaugurado hoje 05/ 04/2019 em Miradouro a sua mais nova opção em oficina mecânica de carros. Ferreira Auto_Center, traz o melhor em serviços mecânicos. Fazemos serviços de:

Alinhamento /Balanceamento/Suspensão Troca de óleo/Limpeza de bicos/

Mecânica em geral

Estamos localizados na Rua Barão do Rio Branco n°183- Rua do Quiabo

Telefone de contato

(32)999_718261 wendel

(21)973_885722: Somente whatsapp

Estamos aguardando por vocês !!!

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Maquina de fazer limpeza nos bicos

Nenhuma descrição de foto disponível.

Alinhamento

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A imagem pode conter: 1 pessoa

By: miradouronoticias.com.br

MURIAÉ-MG: MOTOCICLISTA FERIDA EM ACIDENTE NA ÁREA CENTRAL

Uma motociclista ficou ferida na manhã desta quinta-feira no centro de Muriaé. As primeiras informações dão conta que a motociclista foi atingida por um veículo que não permaneceu no local na Av. JK. A vítima teve  escoriações pelo corpo e recebia o apoio de populares até a chegada do Corpo de Bombeiros, que fez o socorro encaminhando-a para o HSP. A Polícia Militar esteve no local para as devidas providências.

By: miradouronoticias.com.br/ Fonte: Silvan Alves