PF DEFLAGRA A 16ª FASE DA OPERAÇÃO LAVA-JATO “RADIOATIVIDADE”

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (28) a 16ª Fase da Operação Lava Jato – Radioatividade. Estão sendo cumpridos 30 mandados judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva, no DF, RJ e SP.

O foco das investigações são contratos firmados por empresas já mencionadas na Operação Lava Jato com a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás, empresa cujo controle acionário é da União.

Dentre outros fatos investigados, são objeto de apuração nesta fase, a formação de cartel e o prévio ajustamento de licitações nas obras de Angra 3, e o pagamento indevido de vantagens financeiras a empregados da estatal.

By: Miradouronoticias.com/Fonte: DPF-MJ

VIEIRAS-MG: PREFEITURA MUNICIPAL ADERE AO PROJETO “GUARDA MIRIM”

O Presidente da Guarda Mirim de Miradouro recebeu o convite do Prefeito da Cidade de Vieiras Waldinei Chicareli de Andrade e do Secretario de Administração Wagner Chicareli para criação de um Pelotão da Guarda Mirim em Vieiras nos mesmos moldes da Guarda Mirim de Miradouro.

Neste sábado 24 de Julho foi realizado a primeira prova para seleção dos candidatos a recrutas da Guarda Mirim de Vieiras. Cerca de 43 adolescentes do sexo masculino e feminino, entre 14 e 18 anos se inscreveram e compareceram para realização da prova.

Para realização da prova o Presidente da Guarda Mirim teve o apoio dos graduados e aspirantes a cabo da GM de Miradouro.

By: Miradouronoticias.com

CELULAR É USADO POR 82% DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA ACESSAR A INTERNET

O celular superou os computadores de mesa e passou a ser o aparelho mais usado por crianças e adolescentes para acessar internet. Pesquisa divulgada hoje (28) pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) indicou que 82% dos jovens acessam a rede por telefones móveis, enquanto 56% navegam em dispositivos fixos. Os dados foram coletados a partir de 2,1 mil entrevistas domiciliares com jovens entre 9 e 17 anos, feitas em 2014.

Em 2013, o percentual de crianças e adolescentes que acessava à internet pelo celular era 53%, e pelo computador, 71%. Também cresceu significativamente o índice de jovens que acessam a rede por tablets, de 16%, em 2013, para 32%, em 2014. O estudo mostrou ainda que 81% da população dentro da faixa etária analisada acessa a internet todos os dias. Em 2013, o percentual era 63%.

A maior motivação dos jovens para usar a rede é entrar nas redes sociais (73%), buscar informações para trabalhos escolares (68%) e pesquisas de interesse pessoal (67%). Outro uso importante é o de aplicativos de mensagens instantâneas (64%). Em seguida vêm atividades recreativas como ouvir música (50%) e assistir vídeos (48%).

Apesar do aumento da navegação, as habilidades relacionadas ao uso da rede não cresceram na mesma proporção. Na faixa de 11 a 17 anos, 64% disseram que sabem bloquear as mensagens enviadas por uma pessoa indesejada. Em 2013, o índice era 55%. O percentual de jovens que sabem mudar as configurações de privacidade nos perfis das redes sociais, escolhendo que informações deixar públicas, caiu de 58% para 56%. O número de adolescentes que sabem comparar informações de páginas diferentes para checar a veracidade dos dados subiu de 42% para 46%.

A migração para o acesso por outros dispositivos indica também mudanças de hábito, como explica a oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Gabriela Mora.

“Os adolescentes estão usando a internet de uma forma cada vez mais individualizada. E uma das características também é essa busca por autonomia. É importante respeitar isso”, destacou.

Junto com a pesquisa, o Unicef lançou a campanha Internet Sem Vacilo, que busca conscientizar sobre os riscos e comportamentos problemáticos na internet. “Então, a campanha provoca muito mais no sentido de estabelecer diálogos do que controle. Mais do que trabalhar com uma supervisão ou restringir o que o adolescente acessa”, acrescenta Gabriela sobre as peças publicitárias estreladas por apresentadores de canais com apelo entre o público jovem no Youtube.

A busca por privacidade e independência é, na avaliação de Gabriela, uma característica normal da idade. “Isso faz parte da própria constituição do sujeito que está ali construindo a sua identidade, criando laços com pessoas que estão fora do círculo familiar. A adolescência é isso, essencialmente”, ressaltou.

Por isso, é importante que os pais e as escolas discutam a relação dos jovens com a rede, ressalta o pesquisador do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic) Fábio Senne. Segundo ele, os estudos têm mostrado que uma visão mais participativa tem sido mais efetiva do que impedir que as crianças façam acesso. As crianças devem acessar a internet, devem exercer a sua liberdade de expressão e seus pontos de vista na rede, no seu entender, mas a conversa e a mediação sobre o uso que está sendo feito são fundamentais.

By: Miradouronoticias.com/Fonte: Agencia Brasil

MIRADOURO-MG: GUARDA MIRIM REALIZA PALESTRAS PARA OS PAIS DOS GMS

Na sexta-feira 24 de Julho a convite do Sr. Janio Ventura Presidente da Guarda Mirim de Miradouro o Psicanalista Dr. Ailton Lopes de Muriaé realizou uma linda palestra sobre o tema “ FAMILIA UM PROJETO DE DEUS”. A palestra foi voltada especialmente para os familiares “Pais” dos Guardas Mirins. Por que a família é à base de tudo, a maioria dos problemas com os adolescentes são gerados dentro da própria família e devem ser tratados na própria família. Mais de 80% dos pais compareceram, assistiram e participaram da palestra. O Presidente da GMM também falou sobre a responsabilidade dos Pais na formação dos filhos e salientou que no que os encontro com a família e de grande importância para que o projeto alcance seus objetivos.

By: Miradouronoticias.com

CINQUETINHAS DEVERÃO SER EMPLACADAS EM TODAS AS CIDADES MINEIRAS

O registro será feito pelo Detran a partir de convênio firmado com os municípios (Foto: Internet).

Os ciclomotores, popularmente conhecidos como “cinquentinhas”, serão emplacados em todos os 853 municípios do estado de Minas.

Segundo matéria publicada no site do jornal “O Tempo”, a partir de um convênio firmado com todas as prefeituras do estado o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) irá regularizar os ciclomotores.

Detalhes do acordo, bem como os prazos a serem estipulados serão apresentados, nesta terça-feira (28) pela diretora do Detran-MG, delegada Andréa Claudia Vacchiano, em entrevista coletiva, que contará também com  presença do coordenador de Minas da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ricardo Mendanha, representando o Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que cabe aos municípios registrar e licenciar esse tipo de veículo, mas a maioria das cidades tem dificuldades em efetivar o processo, devido à uma série de pendências, incluindo a criação de lei específica e até falta de pessoal.

A Polícia Civil ressalta que como não são emplacadas – e na prática não há exigência da habilitação para serem conduzidas -, as cinquentinhas são muito usadas por pessoas inabilitadas e inclusive por menores de 18 anos. Como esses veículos não possuem placas de identificação, os condutores, quando flagrados em irregularidades, não podem ser notificados e ninguém é punido.

A reportagem do “Tempo” destaca ainda que além das questões administrativas, as dificuldades de fiscalização se estendem para a área da segurança pública, pois as cinquentinhas, muitas vezes, são usadas para prática de crimes.

O acordo do Detran com as prefeituras é paralelo a um projeto de lei, em tramitação no Congresso Nacional, que prevê a alteração do Código de Trânsito Brasileiro, para transferir, definitivamente, para os estados a competência deste registro.

Fonte : By: Miradouronoticias.com/O Tempo

MANHUAÇU-MG: HOMEM É PRESO APÓS QUEBRADEIRA NA RODOVIÁRIA

Policiais Militares tomaram conhecimento de que havia um homem promovendo quebradeiras no Terminal Rodoviário, na madrugada deste sábado, 25/07. Segundo o vigia, o homem chegou ao local exaltado com aparência de estar drogado.

Após a quebrar uma porta de vidro, três lixeiras e arrancar um conjunto de bancos do local, ele fugiu sentido Engenho da Serra, tendo chutado uma porta do Banco Itaú no caminho.

O autor foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia. Ele tem 25 anos e é morador da Matinha.

By: Miradouronoticias.com/Fonte: Luiz Nascimento, do Manhuaçu News, com informações da PM.

MURIAÉ-MG: DUPLA TENTATIVA DE HOMICÍDIO E TROCA DE TIROS COM A PM NO DISTRITO DE VERMELHO

plantao-de-policia-muriae 2

Por volta de 22 horas deste sábado (25), um homem atirou e certou outros dois, no Residencial Nova Muriaé, no Distrito de Vermelho. As vítimas foram socorridas para o Hospital São Paulo e o autor fugiu do local.

A Polícia Militar foi acionada e quando uma das viaturas localizou o autor, saindo de uma casa abandonada próximo a uma das saídas do distrito, o mesmo atirou contra os militares. Os Militares revidaram e o autor deixou a arma e fugiu para um pasto, não sendo localizado.

By: Miradouronoticias.com/Fonte: Interligado

MURIAÉ-MG: TOMBENSE SAI NA FRENTE, MAS PORTUGUESA CONSEGUE EMPATE NO FIM

Um público de 1.655 torcedores, compareceram ao estádio Soares de Azevedo, na noite de segunda-feira (27), para assistir Tombense X Portuguesa, válido pela 9ª rodada, da primeira fase da Série C do campeonato brasileiro, até os 43 minutos do segundo tempo, tinham a certeza de que a equipe mineira tinha faturado mais três pontos e iria se sustentar na 6ª posição no Grupo B da tabela de classificação, já que estava vencendo pelo placar de 2 X 0, com gols de Rafael Pernão aos 39 do primeiro tempo e aos 37 do segundo.

Mas a equipe do Tombense, depois dos 2 X 0 relaxou e a Portuguesa correu atrás, empatou aos 43, com Luan, e já nos descontos, aos 47 minutos o atacante Guilherme, pegando de primeira uma bola mal rebatida pela defesa e conseguiu o empate, faturando um ponto importante fora de casa, e se mantendo em 5º lugar.

By: Miradouronoticias.com/Fonte: Interligado

RESPOSTA RÁPIDA DA PM: MENORES ACUSADOS DO ASSASSINATO NO SANTA TEREZINHA SÃO APREENDIDOS POUCAS HORAS DEPOIS EM SANTO ATONIO DO GLORIA –VIEIRAS/MG

Texto e foto: Silvan Alves

A Polícia Militar de Muriaé apreendeu neste domingo, no distrito de Santo Antônio do Glória (Vieiras), três menores suspeitos de participação na execução de Deleone Leonidas Ramos Soares, de 18 anos de idade, crime ocorrido na madrugada deste domingo, por volta das 02h, no bairro Santa Terezinha. Após levantamentos, a PM que tinha certeza da participação de tais indivíduos no crime, montou uma operação e foi até ao distrito, onde após cerco na casa, fez a apreensão e apurou que a arma usada no crime foi um revólver calibre 38 e que um dos menores não tinha ligação direta no assassinato (sendo liberado na DP depois de ouvido), pois dois deles teriam disparado contra a vítima, seis tiros cada, duas cargas para o mesmo revólver. A PM de Muriaé teve auxílio da PM de Miradouro e na Delegacia de Plantão de Muriaé todos os conduzidos foram ouvidos sendo que dois deles tiveram a apreensão oficializada pelo delegado de plantão. A Operação foi conduzida pelo Tenente Evandro Messias.

VEJA COMO ACONTECEU O CRIME:

MURIAÉ-MG: UM DOS IRMÃOS METRALHA É EXECUTADO NO SANTA TEREZINHA

Foto e Texto: Interligado

Foi executado com cerca de 12 tiros, durante a madrugada deste domingo (26), dentro de uma casa, na Rua Juiz de Fora, Deleone Leônidas Ramos, 18 anos, conhecido com um dos irmãos metralha.

A Polícia Militar foi acionada com informações de que muitos tiros estavam sendo disparados no local, e quando chegaram na casa já depararam com o corpo de Deleone, sem vida. A perícia técnica realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo para o IML de Muriaé.

Dois suspeitos foram apontados como autores do crime e estão sendo procurados pela Polícia. Este foi o 17º homicídio do ano na cidade, que estava há dois meses sem crimes violentos.

By: Miradouronoticias.com/Fonte: Silvan Alves e Inteligado

FERVEDOURO-MG: PM RECUPERA CARRO ROUBADO EM SÃO JOÃO DO MANHUAÇU

IMG-20150724-WA0004

Nesta sexta-feira (24) por volta das 10h00min, militares do DST PM de Fervedouro, durante patrulhamento preventivo, deparam com o veículo Fiat/ Siena ELX, cor verde, placa MSH-9886, licenciado no município de Manhuaçu/MG. Os Policiais já tinham conhecimento que um veículo com as mesmas características/placa havia sido tomado de assalto na noite anterior, na cidade de São João do Manhuaçu/MG, foi procedida à abordagem, sendo constatado que o veículo encontrava-se com as portas abertas, com diversos pertences pessoais (carteiras, talão de cheque, bolsas, boletos) espalhados no interior do veículo, porém sem a chave da ignição. Sobre os assentos dianteiros foram localizados 02 (dois) estojos deflagrados de munição calibre .12 e 01 (um) estojo deflagrado de munição calibre .22. O local estava preservado e o delegado de plantão, Dr. Glauco, autorizou a remoção do veículo para que os serviços periciais fossem realizados posteriormente. Durante a confecção da ocorrência se fez presente o proprietário do veículo , sendo entregues os materiais pessoais citados acima. O veículo localizado foi removido pelo guincho credenciado de Carangola permanecendo a disposição da Justiça para posteriormente ser devolvido ao seu dono.

IMG-20150724-WA0005By: Miradouronoticias.com