
Na noite desta segunda-feira (09/02/2026), fortes chuvas atingiram o município de Muriaé, estendendo-se até a madrugada desta terça-feira (10/02/2026). Foram registrados aproximadamente 92 milímetros de precipitação em cerca de três horas, ocasionando diversos transtornos e ocorrências no município e região.
Soterramento em Muriaé
Em decorrência do elevado volume de chuvas, um movimento de massa atingiu uma residência localizada na Rua Rafael Stanzani da Silva, s/nº, no bairro Vila Conceição, em Muriaé. Informações repassadas por moradores indicavam que um homem utilizava o imóvel para pernoitar, porém ele não foi localizado nas imediações durante ou após as chuvas.
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atuaram retirando os escombros, alvenaria, estruturas de madeira e metal, além de galhos e vegetação, para possibilitar o início das escavações.
Após cerca de quatro horas de trabalho ininterrupto, o corpo da vítima foi localizado às 4h38min. Devido à grande quantidade de terra, entulhos, grades e raízes de árvores sobre o corpo, a operação de resgate foi concluída por volta das 6h30, quando a vítima foi retirada e repassada à Polícia Civil para as providências legais. Não foi possível a identificação da vítima, sabendo-se apenas que era masculino de aproximadamente 50 anos.
Ainda em razão das chuvas, foram registrados diversos pontos de alagamento nos bairros Santa Luzia — onde 16 residências foram atingidas —, Napoleão, Aeroporto e José Cirilo. Algumas pessoas ficaram momentaneamente ilhadas, porém dispensaram atendimento após o nível do rio baixar, uma vez que a inundação foi pontual.
*Soterramento na Serra da Pratinha – Zona Rural de Eugenópolis*
Após a ocorrência em Muriaé, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento a outro soterramento, ocorrido na Serra da Pratinha, zona rural do município de Eugenópolis. Segundo informações iniciais, uma residência foi totalmente soterrada. Havia relato de que quatro moradores residiam no local, sem confirmação inicial de que todos estariam na casa no momento do deslizamento.
As vítimas foram localizadas ao longo das escavações realizadas pelas equipes de busca e salvamento do CBMMG. Após a recuperação, os corpos foram repassados à Polícia Civil para as providências legais. Ainda não foi possível realizar a identificação das vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça a importância de atenção redobrada em períodos de acumulado de chuvas, especialmente em áreas de encosta e regiões suscetíveis a movimentos de massa, e permanece atuando de forma integrada com os demais órgãos para a preservação de vidas e a segurança da população.
* By: miradouronoticias.com.br/ 4º BBM – GUARDIÃO DA ZONA DA MATA*