Instabilidade tende a causar novas tempestades em áreas da Zona da Mata e Vertentes.
Uma forte chuva atingiu vários pontos de Barbacena, no Campos das Vertentes, na tarde desta segunda-feira (24). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em duas horas, o volume de precipitações em duas horas foi de 36,2 milímetros. As rajadas de vento ultrapassaram os 65km/h.
Os bairros mais atingidos foram Centro, São José, Pontilhão, São Francisco, São Sebastião e Bairro dos Funcionários.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, houve inundação na Rua José Felipe Braz, próximo à linha férrea, sem vítimas. Uma árvore caiu e bloqueou a BR-265 na descida para o Parque de Exposições.

A nova tempestade foi registrada 20 dias depois da cidade ser castigada pela força das águas, deixando 38 pessoas desalojadas.
Granizo em Carandaí e Ibitipoca
Em Carandaí, vídeos mostram a forte chuva de granizo que atingiu a cidade no fim da tarde. A mesma situação foi verificada em Conceição de Ibitipoca.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/video/chuva-de-granizo-atinge-cidade-de-carandai-11055524.ghtml

Cidades em situação de emergência
Desde o dia 13, Barbacena está na lista das cidades de Minas Gerais em situação de emergência por causa das chuvas. O reconhecimento foi feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG).
Da região também estão Aracitaba, Alto Rio Doce e São João del Rei.
Previsão de instabilidade e tempestades
A previsão, segundo o Inmet, é de instabilidade e tempestades na região durante a semana. Em Juiz de Fora, a Defesa Civil emitiu alerta para o risco de chuva intensa e possibilidade de vendaval e granizo para Juiz de Fora.
Em relação aos termômetros, até quinta-feira, a atuação de uma frente fria mantém os termômetros abaixo dos 30ºC na maioria das cidades da região. A situação deve mudar a partir da quinta-feira, quando o cenário volta a ser de calor mais intenso.
Fonte: G1 de Minas Zona da Mata
By: miradouronotícias.com.br