A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, durante o mês de maio, diversas ações educativas de trânsito em todo o estado. As atividades, feitas em parceria com as demais forças de segurança, órgãos estaduais e municipais, entidades organizadas e empresas, fazem parte do Movimento Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população e contribuir para a redução de acidentes, mortos e feridos, nas vias e rodovias do país.
O Movimento Maio Amarelo ganhou forma no Brasil a partir de 2014, e tem como finalidade chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.
A cor amarela foi escolhida porque simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Neste ano, a campanha trouxe o tema “Juntos salvamos vidas”.
Belo Horizonte, Divinópolis, Nanuque, Governador Valadares, Guaxupé, Ipatinga, Santana do Paraíso, Montes Claros, Passos, Espera Feliz, Janaúba, Pedro Leopoldo, Taiobeiras, Betim, São Sebastião do Paraíso, Papagaio, Formiga, Arcos, Bambuí e Itapecerica tiveram trabalhos de prevenção e orientação.
Belo Horizonte
Na capital mineira, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e o Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran) atuaram em palestras e blitzes educativas e repressivas, durante todo o mês. As ações aconteceram em vias, bares, praças e escolas.
As palestras alertaram condutores, pedestres e passageiros sobre as infrações e crimes de trânsito, além de ressaltar a importância da educação e de práticas seguras no trânsito. Durante as blitzes, aconteceram simulações de prestação de socorro em casos de acidentes, as equipes também realizaram a distribuição de materiais educativos e orientaram motociclistas e pedestres sobre a proteção contra o cerol e as linhas chilenas.
Entre as ações, uma parceria firmada entre o Detran-MG e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) promoveu doações voluntárias de sangue em prol das vítimas de acidentes de trânsito. O ato reuniu servidores da PCMG e parceiros em uma caminhada pela paz no trânsito, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da capital. Ao todo, 54 pessoas com esse ato altruísta e humanitário colaboraram para o aumento do estoque de sangue da Hemominas, que se encontra deficitário.
Durante o Maio Amarelo, o Detran-MG celebrou 110 anos de atividades. Em cerimônia, realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, foram homenageadas personalidades que atuam nos âmbitos público e privado, contribuindo para as demandas relacionadas ao trânsito com ética, compromisso e qualidade. O encerramento do Maio Amarelo foi realizado no auditório localizado na avenida João Pinheiro, no bairro Boa Viagem. Alunos da Escola Estadual Afonso Pena participaram de palestras de conscientização e reflexão sobre acidentes de trânsito.
MAIO AMARELO NO INTERIOR
Formiga, Arcos, Bambuí e Itapecerica
Em adesão à campanha “Maio Amarelo”, a Polícia Civil, por intermédio da 4ª Delegacia Regional de Formiga, realizou blitzes educativas nas cidades da Região do Centro-Oeste mineiro e divulgação do Movimento Maio Amarelo nas rádios de Itapecerica.
Participaram das blitzes 20 policiais civis das delegacias de Formiga, Bambuí e Arcos, os quais efetuaram a abordagem educativa para cerca de 500 veículos.
Nanuque
Em Nanuque, na região do Vale do Mucuri, a Polícia Civil participou, a convite da Prefeitura Municipal, de palestras, blitzes educativas e panfletagem na Praça da Bíblia, no centro da cidade orientando sobre a responsabilidade de cada cidadão no trânsito. A PCMG também concedeu entrevistas à imprensa local para falar sobre o papel da instituição na conscientização pela redução dos acidentes.
Governador Valadares
No município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o delegado Marcos de Alencar Miranda, chefe do Setor de Trânsito, palestrou no Ministério da Defesa, para integrantes Exército Brasileiro, sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Outras ações educativas contaram a participação dos servidores da Delegacia Regional e entidades municipais.
Guaxupé
Em Guaxupé, município de São Sebastião do Paraíso, policiais civis promoveram ações educativas de trânsito com distribuição de material institucional aos pedestres e motoristas, com o objetivo de conscientizar sobre as leis e segurança.
Divinópolis
Em Divinópolis, durante a campanha do Maio Amarelo, foram realizadas blitzes educativas e palestras sobre educação de trânsito, ministrada pelos servidores do Detran-MG.
Ipatinga e Santana do Paraíso
Na região do Vale do Rio Doce, servidores da PCMG lotados nos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso realizaram para os alunos da rede municipal ações educativas, que contaram com palestras, demonstração de um simulador de colisão frontal e de óculos que simulam embriaguez, fadiga e uso de drogas.
As crianças ainda circularam de bicicleta em uma motopista, onde aprenderam sobre as regras de trânsito. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Santana do Paraíso e das forças integradas de segurança do estado e município.
Montes Claros
Por meio da 8ª Delegacia de Trânsito de Montes Claros, na região Norte do estado, o cronograma de atividades do Maio Amarelo incluiu blitz educativa, simulação de acidente de trânsito com vítimas presas às ferragens, seminários e entrevistas para a imprensa sobre o Movimento.
Passos
Em Passos, município localizado entre as regiões Sul e Sudoeste de Minas, a PCMG realizou ações educativas com distribuição de panfletos na região, orientando e conscientizando pedestres, passageiros e condutores de veículos, sobre a responsabilidade de todos para um trânsito seguro e a importância da campanha Maio Amarelo.
Papagaios
No município de Papagaios, região Centro-Oeste do estado, foi realizada uma blitz nas ruas onde funcionam escolas educativa com o intuito de reforçar a importância de observação das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente quanto aos aspectos que mais impactam a segurança.
Os policiais também distribuíram panfletos contendo informações sobre uso de equipamentos obrigatórios, infrações e crimes de trânsito, selecionadas de acordo com os problemas mais recorrentes no trânsito local.
Sarzedo
A Coordenação de Educação de Trânsito (CET) do Detran-MG, no encerramento das atividades, apresentou em Sarzedo, na RMBH, um teatro de fantoches para aproximadamente 140 crianças com idades entre dois e cinco anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Consuelita Cândido, localizada no bairro Dom Silvério.
Fonte: PCMG
By: miradouronoticias.com.br