Incêndio atinge área do Parque Estadual do Brigadeiro em Miradouro Mg

Incêndio atinge área do Parque Estadual do Brigadeiro em Miradouro Mg

 

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) seguem, pelo segundo dia consecutivo, atuando no combate a um incêndio florestal que atinge uma região do Parque Estadual do Brigadeiro, no município de Miradouro, Zona da Mata mineira.

O fogo teve início na manhã de segunda-feira (6), em uma propriedade rural localizada fora dos limites do parque. As chamas, intensificadas pelos ventos fortes e pela vegetação seca, rapidamente avançaram em direção à área de preservação, consumindo uma grande extensão de mata nativa. De acordo com estimativas preliminares, aproximadamente 71 hectares já foram atingidos. Ressalta-se que esse valor ainda será apurado por medições mais precisas de satélites, de forma que não é um número oficial, apenas estimativa das equipes de campo.

Desde o início da ocorrência, as equipes de bombeiros e brigadistas trabalham em condições adversas de relevo e clima, com três frentes principais de combate. Além das ações em solo, o trabalho conta com apoio aéreo da COMAVE/CORPAER, que realiza lançamentos de água nas áreas mais críticas. As ações também são monitoradas em tempo real por plataformas de satélite, como o sistema FIRMS/NASA e o BD Queimadas do INPE.

Durante esta terça-feira (7), duas linhas de fogo foram extintas, mas novas frentes surgiram devido à mudança na direção dos ventos e à topografia acidentada da região. O combate segue intenso, com reforço das equipes do CBMMG, IEF e brigadistas contratados pela Prefeitura de Miradouro. A previsão é que amanhã o combate continue ao nascer do sol e que recebamos o apoio de 2 aeronaves air tractor.

o efetivo empregado no momento é de
6 Bombeiros Militares
2 representantes da Força Tarefa Prev Incêndio
6 IEF ( gerente, assistente, + 4 MGS )
6 BRIGADISTA da prefeitura Miradouro
01 defesa civil miradouro

* By: miradouronoticias.com.br/ 4º BBM – Guardião da Zona da Mata*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *